Scott Free, preso nas algemas da loucura! – Hyppers

Hyppers Alerta: O Texto abaixo contém spoilers de histórias ainda não lançadas no Brasil! Siga por sua própria curiosidade e risco.

Uau, como eu não me canso dessa HQ do Senhor Milagre por Tom King e Mitch Gerards! E a Terceira edição continua muito boa!

Recapitulando para vocês que não estão lendo: Scott Free tentou se matar, admitindo que na realidade estava tentando “escapar da Morte”, mas isso o jogou numa espiral de loucura onde não sabemos o que é fato e o que é ficção. Em seguida, Darkseid consegue matar o Pai Celestial e o cargo cai no colo de Órion.

O novo PC comanda os Novos Deuses para marcharem contra as forças invasoras de Apokolips, incluindo mandar Scott e Barda matarem a Vovó Bondade. Lá ele descobre que aparentemente ela era uma aliada do Pai Celestial anterior e alertou que Órion estava armando para eles serem mortos por ela. Entretanto, Barda a assassina por não ter ouvido toda a história.

Já essa edição começa com algo até que bem macabro: Órion desenterrando o cadáver recém enterrada de Vovó Bondade para então arrancar sua cabeça com uma adaga mística. Tudo isso com uma narração de Scott contando uma história que a Vovó costumava contar para ele todo Natal. E. É. SUPER. DEPRIMENTE!

No meio da noite, de volta na Terra, vemos que Scott é visitado pelo Forrageador, que é um dos Novos Deuses mais queridos pelos fãs. Ele comenta que Órion levou milhões de seu povo, os Insetos, à morte durante a campanha e agora quer invadir Apokolips para destronar Darkseid e isso iria matar MUITO mais!

Além disso, ele fala que a Rainha do seu povo foi pedir à Órion que ele não atacasse ou preservasse a vida dos seus súditos, e foi executada e teve a cabeça exposta ao lado da Vovó. O Forrageador então comenta que eles querem seguir a liderança de Scott, meio que incitando uma Guerra Civil entre os Novos Deuses.


Claro que Scott parece mais alguém de ressaca com tudo isso. Ele voltou rapidamente para fazer um show de escapismo (o que é bizarro, ele dividindo seu tempo entre guerras sangrentas e apresentações artísticas), e não consegue nem reagir.

E nisso, aparece Magtron por um tubo de explosão e literalmente executa o Forrageador!

Em seguida ele apenas tenta voltar a dormir e fica um tanto quanto sem reação para o que aconteceu. Scott não consegue pensar direito no que está acontecendo, ele só tenta dormir, faz seu show e conversa de novo com Barda, que meio que confirma tudo o que o Forrageador falou só que sem saber de toda a crueldade que está envolvida.

Scott parece estar perdendo um pouco o foco do que é real e do que não é e, no meio dessa conversa super existencial e depressiva, uma garota pede para ele para tirarem uma selfie!

Depois disso, vemos Scott tentando falar com Órion, a sós. Ele acha que o fato de Darkseid ter a Equação Anti-Vida pode ter feito ele tentado se matar ou algo do tipo, enquanto o próprio Órion começa com um papo bem insano, perguntando se ele já viu a “Face de Deus”. Um tanto absorto, Scott não consegue entender direito o que ele está falando…

Ório então começa a surrar o Senhor milagre, repetindo que aquele é o rosto de Deus, e segue por uma página bem distorcida, como uma televisão sintonizando (um efeito que já apareceu em várias edições), e por um segundo o rosto dele muda para o do Doutor Bedlam, um dos “generais de Darkseid”!

Novamente, essa HQ é realmente muito louca! E o interessante são as várias camadas do que está acontecendo durante a história. A primeira, é claro, é o fato de não sabermos se Scott está com algum tipo de depressão ou loucura e se tudo isso realmente está acontecendo.

A outra é que, se está tudo acontecendo, o que de fato é ilusão e armação e o que está só na cabeça dele? Será que realmente é uma armação da Anti-Vida para ele se matar ou isso é só um tipo de desculpa para justificar o que ele tentou fazer? Ou será que o que Scott está fazendo desde o princípio é escapar da Anti-Vida e nem percebemos?

Acho interessante que King e Gerards mostram muito bem toda a visceralidade da história e também tem um lado mais sutil e calmo. Parece realmente o que alguém com depressão pode sentir, com picos para ambos os extremos. Por exemplo, depois de ter uma cabeça cortada, um conhecido morto e tudo mais, Scott faz seu show e tira uma Selfie com uma fã de boas. É aquela coisa, tem muita gente que tem problemas mas pelas redes sociais muitos de nós apenas mostramos o lado que está tudo bem e tá tudo certo!

Por fim, tem o fato do Doutor Bedlam estar envolvido. Pode ser tudo uma manipulação dele, como também não ser nada real. O ponto é que pelo menos essa história tem um bom motivo para fazer tudo isso, não está rumando para lugar nenhum e usando essas distorções como uma máscara para parecer mais complexa ou inteligente. Novamente, se você estiver esperando essa HQ sair aqui, acho que vai valer o aguardo e se não, bem, eu recomendo que descole quando ela for lançada pois tem muitas chances de valer a pena!

Escritor, roteirista de quadrinhos, jornalista, cozinheiro, Jogador de Magic e RPG, dentre outras façanhas incríveis e inimagináveis!"Como estou redigindo?"