10 filmes de ficção que vão fazer você pensar

Revelado inimigos em Esquadrão Suicida
05/06/2016
Stephen Amell diz que mega crossover pode ocorrer
05/06/2016

10 filmes de ficção que vão fazer você pensar

Faz tempo que ficção científica tem sido sinônimo de filmes cheios de explosões, ação, piadinhas e humanos super poderosos com gadgets futuristas. Porém há filmes que abraçam a ciência na ficção científica e desafiam o público a pensar, tanto quanto desejam entretê-los. São filmes atemporais que tornariam lendas como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov orgulhosos, e vão fazer você mais esperto.

10. DARK CITY

darkcity1

Quando Alex Proyas ainda era um diretor aclamado pela crítica, ele fez este cult. Seu melhor filme depois de O Corvo, com Brandon Lee. Na história, John Murdoch (Rufus Sewell) acorda em um hotel com amnésia e descobre que ele está sendo caçado pela polícia e um grupo de homens chamados os estranhos, numa cidade onde o Sol jamais se põe. Sem dúvida o melhor filme de 1998. Visualmente impressionante, atmosférico e inteligente, com fortes referência de Blade Runner e Metropolis.

No elenco ainda temos os excelentes William Hurt, Kiefer Sutherland e Jennifer Connelly.

09. DONNIE DARKO

donniedarko

Filmes de viagem no tempo tendem a ser complexos, mas são raramente são estranhos. A história começa com o personagem-título sendo conduzido para fora de sua casa por um coelho gigante assustador, salvando-o dos destroços de um avião que caem em seu quarto. Donnie também aprende que o mundo vai acabar em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos.

Assim como Mulholland Drive, de David Lynch, o filme não oferece muito em termos de explicações. Há várias reviravoltas, mas elas servem principalmente para fazer você coçar a cabeça. Por causa de como tudo no filme é ambíguo, inúmeros fóruns e blogs há anos tentam analisar e interpretar o filme, formando inúmeras teorias. Algumas plausíveis, outras insanas. Alguns deles está correto? Apenas os criadores sabem.

08. SOLARIS

solaris

O psicólogo Kris Kelvin é enviado em uma viagem interestelar a uma estação espacial que orbita um planeta oceânico chamado Solaris. Sua missão é investigar os problemas mentais da tripulação e decidir se eles devem continuar o projeto ou abandoná-la. Logo depois de começar as investigações, ele descobre que algo em Solaris é capaz de materializar o subconsciente das pessoas. Seus pensamentos, obsessões e memórias.

Clássico de Andrei Tarkovsky explora o poder do nosso subconsciente e como somos traídos por nossos próprios medos e desejos interiores. Ainda trás a discussão de sermos irremediavelmente incapazes de se comunicar com a vida extraterrestre. Solaris consegue ser um sci-fi mais humano do que Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick.

07. PAPRIKA

paprika

Outro anime para lista. Num futuro próximo, o tratamento psicoterapia evoluiu e os médicos usam um dispositivo chamado “DC Mini” para ver os sonhos de seus pacientes. Dr. Atsuko Chiba, que lidera a equipe que trabalha no tratamento, ajuda secretamente mais pacientes sob o pseudônimo “Paprika”. Quando um protótipo do Mini DC é roubado, as pessoas começam a agir estranho e até mesmo tentar o suicídio.
Um pouco semelhante à Solaris, o filme questiona o realismo dos nossos sonhos. Os eventos se movem tão sutilmente entre entre a realidade e os sonhos que é difícil distingui-los. Como muitos dos filmes nesta lista, há muitas perguntas deixadas sem resposta, mas isso é parte da diversão.
O último filme do diretor Satoshi Kon é sem dúvida o seu melhor e mais cerebral.

06. INCEPTION

inception

O filme conta a história de Dom Cobb, um ladrão capaz de invadir o sonho de terceiros e roubar seus segredos. O personagem que tenta se redimir ao invadir a mente de alguém para plantar uma ideia benéfica. A operação, lógico, não é tão fácil assim, surgindo vários obstáculos pela frente. Às vezes a história parece um pouco difícil de seguir se você está assistindo-a pela primeira vez.  O filme inspirou incontáveis análises, tanto de público e crítica, sobre seu tema, simbolismo e, especialmente, o final ambíguo (basta fazer uma pesquisa no Google sobre a interpretação do filme, e você vai encontrar centenas de milhares de resultados).

Outra curiosidade é que existe muitas cenas similares entre Paprika e Inception, principalmente nas sequencias de sonhos. Lembrando que Paprika veio primeiro, sendo de 2006, enquanto o filme do diretor Christopher Nolan é de 2010.

05. GHOST IN THE SHELL

ghostintheshell

O que significa ser humano, se sua mente pode ser substituída por dados digitais? E se todo o seu corpo pode ser trocado por algo sintético? Uma inteligência artificial pode formar uma alma? Estas são apenas algumas das muitas perguntas Ghost in the Shell faz.

No filme elogiado pela crítica, Major Motoko Kusanagi é um agente cyborg no Departamento de polícia, que está a procura do “Puppet Master”, um hacker notável. O criminoso é capaz de hackear híbridos humano-cyborg e alterar as suas identidades e comportamento. A investigação leva a um clímax, onde Kusanagi é forçada a questionar a sua própria identidade.

O filme foi tão rico em temas, estilo e originalidade que (direta e indiretamente) inspirou muitos filmes de Hollywood, incluindo Matrix. Também gerou várias sequência, remakes e uma série de anime. Uma versão live action, com Scarlett Johansson está prevista para 2017.

04. MUNDO AO TELEFONE (WORLD ON A WIRE)

worldonawire

Essa joia subestimada, de 1973, é um “Matrix antes do Matrix”. Em um futuro próximo Fred Stiller, um engenheiro cibernético, que tem sua vida alterada quando é contratado para dirigir um projeto que envolve um supercomputador. A máquina foi desenvolvida para simular um mundo artificial, com uma população de 9.000 unidades de identidade, ou seres humanos artificiais, que não têm idéia de que eles são simulações. Isso lembra o filme das irmãs Wachowski?

O objetivo da simulação é ajudar o governo a antecipar as necessidades sociais futuras e possíveis problemas. Depois de um assassinato e um desaparecimento, Stiller torna-se paranoico enquanto ele tenta descobrir o que está acontecendo.

Em mais de 3 horas de duração, o filme tem um ritmo bem lento, especialmente quando comparado com os blockbusters de ação vertiginosa dos dias atuais. Mas este é o estilo de assinatura do diretor Rainer Werner Fassbinder. Pode não ter sido um filme tão revolucionário como Solaris ou 2001: Uma Odisséia no Espaço, mas se você tiver a paciência World on a Wire vale bem o seu tempo.

03. GATTACA

gattaca

O sonho de Vincent Freeman sempre foi viajar para o espaço exterior. No entanto, ele é um “inválido”, concebido naturalmente e não por manipulação genética, e é considerado geneticamente inferior. Assim sendo, é proibido de viajar para fora da Terra. No entanto, ele vai contra o seu destino, comprando e usando DNA de outra pessoa para enganar o sistema.

Obra-prima de Andrew Niccol pergunta se, se fizermos significativos avanços científicos, ainda estaremos sujeitos aos mesmos preconceitos que enfrentamos hoje. E que talvez devêssemos nos concentrar na melhoria da sociedade ao invés dos indivíduos.

02. LUA (MOON)

moon

Sam Bell é um operário supervisionando uma estação espacial, Sarang, no lado mais distante da Lua. A estação é uma mina de hélio-3, nova fonte de energia utilizada na Terra. Conforme Sam se aproxima do fim do seu contrato, fica cada vez mais ansiosos para voltar para Terra e rever sua família. No entanto, ele descobre uma série de revelações chocantes após sofre um acidente de trabalho, que o leva a questionar toda sua existência.

Estreia do filme de Duncan Jones explora temas como identidade, solidão e do valor da vida. Ele também levanta algumas questões difíceis sobre os efeitos morais da engenharia genética quando usado (ou abusado) por entidades empresariais. As atuações são impecáveis, o script é hermético e a plausibilidade é assustadora.

01. 2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

2001

Um grupo de astronautas é enviado para uma missão misteriosa para Júpiter. À medida que chegam mais perto, o seu computador, HAL 9000, começa a apresentar anomalias.

Durante décadas, o filme foi interpretado por muitas como uma severa crítica a religião. Não há realmente uma interpretação errada ou certa do roteiro, e essa é a intenção do diretor Stanley Kubrick. Independente de qual é a mensagem história, tem que se admitir que este é um dos filmes mais impressionantes, originais e influentes de todos os tempos.

HAL sempre será um dos vilões mais infames do cinema. Uma Odisséia no Espaço envelheceu incrivelmente bem, e vale sempre a pena ver ou rever novamente.